sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Receita: Sorbet de Frutas


Suco de fruta e xarope rendem sorbet refrescante sem creme nem gordura

da Folha de S.Paulo
Um bom suco de fruta, associado a um xarope de água e açúcar, pode render porções de refrescantes sorbets --tipo de sorvete à base de água, sem adição de cremes e gorduras.
SXC
Sorbet caseiro de qualidade deve ser feito com suco de frutas natural, concentrado
Sorbet caseiro de qualidade deve ser feito com suco de frutas natural, concentrado
Segundo a chef Carolina Brandão, do restaurante Carlota, assim como o picolé de frutas tradicional, o sorbet é uma sobremesa fácil de fazer, apenas toma um pouco mais de tempo para chegar à textura ideal para o consumo.
As dicas para garantir um sorbet caseiro de qualidade é fazer um suco de frutas natural, concentrado e sem adição de açúcar. Segundo Brandão, o correto é adoçar o suco com um xarope básico. A receita é a seguinte: mistura-se um litro de água com um quilo de açúcar e leva-se ao fogo, mexendo por cerca de cinco minutos, até ferver e virar uma calda.
Para cada litro de suco de fruta, deve ser adicionado meio litro de xarope. Em seguida, a mistura vai para o congelador, onde deve ficar por seis a oito horas, dependendo da potência do freezer. Antes de o suco congelar completamente, ele deve ser retirado da geladeira para ser raspado (com aquelas peças de raspar gelo, por exemplo).
"A ideia é deixá-lo mais aerado, e não um blocão de gelo", diz Brandão. Se não tiver a peça para raspar o gelo, a chef sugere o uso de garfos. "O sorbet não estará completamente duro, então dá para improvisar."
Em seguida, o produto deve ser levado de volta ao congelador por cerca de duas horas para ganhar consistência. Depois, é só decorar e servir. "Sugiro que o sorbet seja consumido no mesmo dia ou no dia seguinte, pois, como ele não é à base de creme, endurece e perde a textura se passar muito tempo no congelador", orienta.
Quem não quiser ter o trabalho de raspar o produto pode colocar o suco em forminhas específicas para picolés e servir depois de congelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog