quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Fatos: Açafrão, Zafferano.....

Açafrão


O açafrão é extraído dos estigmas de flores de uma variedade de Crocus sativus, uma planta da família das Iridáceas, e utilizado desde a antiguidade como especiaria, principalmente na culinária mediterrânica.


A variedade de Crocus sativus que se usa para extrair o açafrão é originária da região do mar Mediterrâneo e consumido na culinária da região, normalmente em risotos, caldos e massas. Na Espanha, é item essencial à paella. Usado há séculos em molhos, arroz e aves.


Atualmente, é a especiaria mais cara do mundo, uma vez que para a preparação de apenas alguns gramas utilizam-se milhares de flores da planta, processadas manualmente (cerca de 100 mil flores para obtenção de apenas cinco quilos de estigmas).
Pesquisadores estão estudando nanocápsulas com princípio ativo do açafrão para tratamento do câncer de pele. (UFSC)

Dícionario de botanica brasileira
O Dícionario de botanica brasileira refere-se ao açafrão desta forma:
Esta planta é natural das Índias Orientais e do Meio-dia da Europa. Arbusto de quase um metro de altura, folhas roixeadas e compridas; a flor e seus tegumentos são amarelos, purpurinos, e avermelhados. Quando scca tem grande consumo na Europa para a tinturaria; desprende de seus órgãos uma tinta amarela e um óleo volátil. Pode cultivar-se no Brasil.
Na arte culinária e nas confeitarias costuma-se empregar o açafrão para dar uma cor agradável a muitas iguarias e confeições.


Propriedades médicas
O açafrão empregado com muito proveito nas epilepsias e ainda como emenagogo e anti-espasmódico. A raiz é bom diurético e digestivo. Em dose forte produz embriaguez, sonolência e delírio. Dá-se em infusão na dose de uma grama para 450 gramas de água, e em pó de uma a duas gramas; em tintura de uma a quatro gramas e em xarope de 15 a 30 gramas.


Fontes
Joaquim de Almeida Pinto. Diccionario de botanica brasileira. 1873.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog